segunda-feira, 20 de julho de 2015

Byosen – Sentir a energia

霊 Reiki Energia do Universo 


Byosen – Sentir a energia



Na prática de Reiki é muito comum haver sensações nas palmas das mãos, com o fluir da energia. Essas sensações são representações do estado energético da pessoa que está a ser tratada, quer seja outro ou quer sejamos nós no auto-tratamento. Como já foi dito no artigo sobre a profissionalização no Reiki, não realizamos um diagnóstico médico, longe disso mas, realizamos uma avaliação energética!

Essa avaliação energética tem um conjunto de representações às quais o Mestre Usui chamava Byosen, ou “acumulação de doença”. Esta avaliação é resultante das posições que vamos executando ao longo do corpo do receptor (ou do nosso próprio), seguindo sempre um código de ética. Hoje em dia aprendemos um protocolo de 12 ou 15 posições de tratamento, que mapeiam a cabeça, articulações e os nossos chakras principais ou glândulas endócrinas. Sabemos que no início, o Mestre Usui ensinava algo de bastante mais simples – Tratar da cabeça (a fonte de todos os nossos problemas) e depois da zona afectada.


Os vários tipos de Byosen:

Onnetsu 温熱 – Calor/Febre

Sentimos este calor quando as mãos são colocadas numa zona que esteja rígida, tensa, ou com ligeira deficiência de energia no corpo do receptor. Este calor é ligeiramente superior à temperatura do corpo.


Atsui Onnetsu 熱い温熱– Calor Intenso – a zona necessita de energia. As mãos podem fica quentes, muito quentes, pode até dar a sensação de todo o corpo estar a aquecer.


Piri Piri Kan ぴりぴり感 – Sensação de formigueiro se a tensão e rigidez do corpo for mais séria, tem-se a sensação de formigueiro nas palmas e nas pontas dos dedos.


Hibiki 響き– Pulso, Eco

Hibiki é uma sensação tipo “pulso”, que indica que a energia está a estimular os vasos sanguíneos, causando contracção e expansão. Neste ponto o sangue começa a circular com maior fluidez. Pode ser algo como uma infecção, cansaço profundo, irritabilidade ou início de algum distúrbio energético na pessoa que poderá originar doença física


Itami 痛み– Dor

Itami e uma sensação de dor nas mãos que nos indica que o estado do Byosen, do receptor e critico. Quanto mais grave o estado, mais dor pode gerar. A dor pode passar para a parte superior das mãos, pulsos, cotovelos, ombros.

Isto não significa que estão a absorver energia negativa do receptor, esse fenómeno não e possível de acontecer com o Reiki no entanto, devem afastar as mãos de qualquer desconforto, sacudir, verificar a ligação o Reiki e voltar ao tratamento, por exemplo, começando das extremidades para o centro da questão.


Samui 寒い –  Frio

Bloqueio do chakra, consciente ou inconsciente, pode estar associado a um trauma. (Este byosen não faz parte do conjunto inicial de cinco, no entanto, é uma sensação que por vezes é sentida e como tal deve ser esclarecida).



Fonte: http://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2013/06/byosen-sentir-a-energia/

Sem comentários:

Enviar um comentário