sábado, 18 de abril de 2015

Reiki - O que é uma sintonização?

霊 Reiki Energia do Universo 


Reiki
O que é uma sintonização?


Para praticar a filosofia de vida do Reiki, não há pré-requisitos, como filosofia de vida, como ensinamentos de transformação pessoal, qualquer pessoa o pode praticar. Mas, quando chegamos à parte da energia, que é distinta de nível para nível, já é necessário um processo próprio e particular no Reiki – a sintonização.

Há quem respeite este processo, chamado de sintonização, como sendo um processo próprio dentro de um método próprio e, como tal, uma parte integrante de um todo. Para outros, é necessário haver uma explicação do que é a sintonização. Antes de avançarmos com o tema o que é uma sintonização Reiki, convém esclarecer algumas palavras e conceitos que surgirão neste artigo:

Espirito/Espíritual – Essência da pessoa. Não tem uma conotação religiosa. É a auto-identificação da pessoa além dos seus pensamentos e emoções, é o somatório de todas as suas partes e ainda a sua geratriz. Ligação da pessoa com a sua crença em algo maior, com a vida, com o universo.

Reiki – Energia Universal, disponível em todo o lado. É a energia que dá vitalidade.

Reiki-ho, Usui Reiki Ryoho – Método Reiki, Método de Cura Natural Reiki Usui – nomes dados por Mikao Usui ao método que trabalha com a energia Reiki


Sintonização – significa entrar em sintonia com… Podemos ter sintonia com pessoas, com ideais, com clubes de futebol e mesmo com energia. Para alguns, este termo “sintonização” invoca um qualquer dicionário que implica termos como esoterismo, grupos secretos, seitas, entre outros. No entanto, fazer essa comparação com uma sintonização em Reiki, é errada.

Ao querer explicar o que é uma sintonização podemos deparar-nos com alguns problemas de comunicação que irão depender muito de quem esteja a ouvir ou ler, irá depender das suas crenças pessoais, dogmas e princípios de vida. Para uns, terá que haver uma explicação empírica, para outros uma explicação espiritual.

Uma das maiores lições de vida que podemos ter é a atitude de aprendiz – ou seja, predispostos a ouvir com uma mente aberta. Se estiver com algum preconceito ou prejuizo ainda antes de perceber do que se está a falar, de pouco servirá qualquer tipo de explicação.


Sintonização Reiki – a perspectiva empírica

Explicar empiricamente o que é uma sintonização Reiki é quase impossível. É algo comparável a medir a energia que sentimos vinda de alguém de quem gostamos ou de alguém que detestamos. Todos sentimos amor ou repulsa por alguém, pode ser explicado por hormonas, pela fisiologia, por humores mas… há sempre a sensação de que algo falha nessas explicações.

Hoje em dia existem os SQUID, que medem campos magnéticos extremamente sensíveis. Por um lado tornam-se a resposta para tudo, por outro levantam as normais questões cépticas. Os SQUID são usados na medição de impulsos do cérebro, do coração e ainda do estômago. Não sendo um técnico na área não me posso debruçar sobre o que não sei, mas acredito que a ciência não encontra, nem encontrará, respostas onde não quiser.

De um ponto de vista racional podemos pensar que cada pessoa tem um campo biomagnético, com uma assinatura própria. Esse campo influencia e é influenciado por outros campos. A exposição prolongada a telemóveis é prova disso.

Numa sintonização Reiki o campo biomagnético da pessoa é modificado pelo campo do Mestre de Reiki, em conjunção com a própria energia Reiki. Ou seja, o Mestre de Reiki é apenas o canal, como uma fibra óptica, através do qual passa o sinal, que é a energia Reiki. Esta sim, irá fazer a transformação do interior para o exterior, da pessoa. Daí a sintonização ser algo mais permanente que um simples contacto de horas com um telemóvel junto à cabeça.

Algo se transforma dentro da pessoa. Uns dizem que tem a ver com alterações nas glândulas, outros poderão dizer que tem a ver com alterações na percepção interior da pessoa, que acredita estar em ligação a uma determinada energia. Energia essa que passa pela pessoa sempre que ela necessita ou pede para que flua.

As mãos de um praticante de Reiki emitem um determinado tipo de calor que é diferente da transpiração. Muitos receptores sentem que esse calor perdura, sendo muito diferente de mãos quentes (sem Reiki) que são colocadas na pessoa. Porque será que isso acontece?


Resumindo: A sintonização Reiki é uma alteração do campo biomagnético da pessoa, sendo a sua transformação realizada de dentro para fora, a um nível subtil. Não existe de momento, nenhuma explicação para o fenómeno, à excepção dos testemunhos de cada praticante que já recebeu uma sintonização, que neste momento serão vastos milhares em todos os continentes.



Fonte:http://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2014/06/o-que-e-uma-sintonizacao-reiki/

Sem comentários:

Enviar um comentário